A
compra e venda de imóveis é um trâmite comum que acontece todos os dias. No entanto, isso não quer dizer que um negócio fechado em determinada data, tenha ocorrido de forma rápida.
Para que você possa compreender mais e melhor como tudo acontece, vamos destacar aqui as principais informações relacionadas a este e outros temas que podem envolver o processo.
Sim, a compra e vende imóveis pode ser tida como um processo, e isso pode levar algum tempinho entre o começo e finalização.
Após uma conversa ou um contato feito entre os interessados, as negociações se iniciam e evolvem alguns pontos essenciais:
- Uma avaliação imobiliária;
- O levantamento de documentações exigidas para compra e venda de imóveis;
- O levantamento da situação tributária do imóvel;
- O levantamento da documentação dos envolvidos nas negociações;
- A intenção de compra e venda formalizada.
Estas são as demandas básicas, mas existem outros pontos também.
E por que isso é necessário?
Antes de qualquer coisa, o imóvel precisa estar livre de restrições, como um inventário, por exemplo. Além disso, pense que impostos podem estar atrasados, e isso também seria um impeditivo.
A maioria dos documentos exigidos são retirados em forma de certidões que atestam se o imóvel está dentro do que é exigido ou não.
Existe inclusive um cartório direcionado apenas para este fim: Cartório de Registro de Imóveis.
A avaliação imobiliária é de suma importância para mensurar os valores de mercado corretamente, e assegurar para ambos os lados das negociações que o preço proposto é justo.
Além disso, a avaliação imobiliária assegura também outros aspectos importantes para a negociação, pois verifica de forma minuciosa o estado geral do imóvel, as benfeitorias existentes, a capacidade produtiva, e principalmente o perfil das terras, inclusive apontando para novas possibilidades de exploração.
Daniel Aleixo
Eng. Agrônomo
Membro Titular do IBAPE/MS – CREA/MS 12.577/D