Na
avaliação de propriedades urbanas, é necessário que sejam feitos diversos procedimentos considerados básicos para uma correta interpretação do Laudo.
Estes procedimentos podem e devem ser padronizados para que o profissional tenha um rendimento maior em seu trabalho.
Por isso, a elaboração de planilhas e adoção de procedimentos padrões traduz em maior agilidade no trabalho e minimizam os erros.
A Engenharia de avaliações serve para subsidiar tomadas de decisões a respeito de valores, custos, alternativas de investimento nos mais variados setores que envolvem bens de qualquer natureza.
O mercado imobiliário, por estar intimamente ligado às necessidades da população e do poder público, não é estático e está em constante mudança.
Em função das variáveis aplicadas não existem regras pré-definidas e em algumas vezes não acompanha uma lógica matemática.
É de grande interesse para os agentes do mercado imobiliário, imobiliárias, bancos, compradores e vendedores de imóveis, incorporadores, prefeituras, investidores, etc. São aplicados nas operações com:
- Garantia,
- Dação em pagamento,
- Transações de compra e venda,
- Planta de valores genéricos,
- Avaliações judiciais,
- Desapropriações
A Norma 14.653 da ABNT apresenta diretrizes para os procedimentos de excelência relativos ao exercício profissional e é exigível em todas as manifestações técnicas escritas vinculadas às atividades de Engenharia de Avaliações.
Para o Engenheiro de Avaliações elaborar um laudo bem embasado ele tem que identificar e caracterizar as variáveis que levam à formação do preço do imóvel, através de um estudo imparcial e altamente técnico buscando identificar as diferenças existentes entre os diversos imóveis que compõe o
mercado imobiliário.
Daniel Aleixo
Eng. Agrônomo
Membro Titular do IBAPE/MS – CREA/MS 12.577/D